quinta-feira, 7 de março de 2013

POSSE DOS CONSELHEIROS 28/02/2013



CULTURA 01/03/2013

Secultfor define prioridades para 2013

Em solenidade no Estoril, o secretário Magela Lima ressaltou a necessidade de otimização dos recursos, ocupação dos espaços públicos e instituição de uma política de inclusão

Elisa Parente
elisa@opovo.com.br

Um dos salões térreos do Estoril ficou pequeno para acolher a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza. Realizada na manhã de ontem no prédio histórico localizado na Praia de Iracema, a solenidade contou com a presença de representantes de diversas linguagens artísticas e sociedade civil. O secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, conduziu a cerimônia ao lado do secretário adjunto da Secretaria da Cultura (Secult), Eduardo Fidélis, que representou o titular da pasta, professor Francisco Pinheiro.

Durante o evento, os 13 titulares e 10 suplentes foram chamados um a um, mas não puderam discursar. Esta foi a primeira reunião oficial do novo conselho, empossado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) para o biênio 2013-2015. Estiveram presentes, ainda, o presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), Paulo Linhares, a gerente do Projeto Cuca, Carla da Escóssia, o humorista Ciro Santos, representando o vereador Paulo Diógenes e o cineasta Wolney Oliveira, entre outros.

Magela Lima abriu a solenidade em tom descontraído. “Será se eu sei falar no microfone?”. Em seu primeiro discurso público e oficial, sustentou que o foco daquela solenidade não seria apresentar a Secultfor ou o secretário, mas fazer com que os conselheiros “possam se afinar, construir laços e serem parceiros”. Natural de Várzea Alegre, Magela sustentou que Fortaleza é uma “terra fértil, de possibilidades”. “Acredito profundamente em Fortaleza e é por isso que aceitei o convite para ser secretário. É dever da Prefeitura que a gente se entranhe na cidade e que ela se conecte com o mundo”.

Entre as diretrizes apresentadas para o ano de 2013, Magela ressaltou a otimização dos recursos, a ordenação e ocupação dos espaços públicos e a instituição de uma política de inclusão, “sobretudo das crianças”. O secretário apontou, ainda, a necessidade de construir uma política menos onerosa para a Cidade.

Das ações imediatas de sua gestão, Magela destacou a consolidação do Sistema Municipal de Cultura como “tarefa número um da equipe”; a criação de um birô de serviços aos proponentes de projetos, “com um espaço para atendimento e orientação, com horários fixos de funcionamento”; a constituição jurídica e administrativa da Vila das Artes e, por fim, a articulação do Fórum Institucional de Requalificação da Praia de Iracema com outros órgãos da Prefeitura para “agilizar a conclusão das obras” daquela região.
Após 58 dias à frente da Secultfor, Magela afirma que é possível avançar para além do que já foi feito. Ele ressaltou as conquistas da antiga gestão, como a criação da própria Secultfor, do Conselho Municipal de Política Cultural, do Plano Municipal de Cultura e da lei de fomento, esta ainda não regulamentada. “A Fortaleza criativa do prefeito Roberto Cláudio é um projeto coletivo e, de fato, acredito que estamos juntos”.


SERVIÇO
Lançamento do Edital de Consulta Pública para ocupação do Estoril
Quando: Até o dia 15 de março
Onde: O edital está disponível no endereço
www.fortaleza.ce.gov.br/cultura
Outras informações: 3105 1290 (Coordenação Jurídica da Secultfor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário