quinta-feira, 7 de março de 2013

CARTA SECULTCE 25/01/12



 Prezado Sr. Secretário Francisco Pinheiro,

O Movimento Todo Teatro é Político surgido em março de 2009, inicialmente com o anseio pela implantação da Cooperativa Cearense de Teatro, é um movimento organizado e importante passo rumo ao amadurecimento das discussões e práticas culturais em nosso Estado. Num momento posterior, o Movimento encampou a Lei de Fomento de Teatro como luta pela sustentabilidade da produção teatral cearense, encarando-a como atividade efetivamente produtiva, organizada, em pé de igualdade para o diálogo com as demais instâncias sociais.
O Movimento Todo Teatro é Político, fortalecido, com reuniões semanais permanentes e tendo a frente mais de 20 grupos teatrais bem como artistas, universitários e educadores, traz em seu histórico muitas conquistas e realizações. Destacamos:

·         Manifestação na Praça do Ferreira e lançamento do Manifesto Todo Teatro é Político;
·         Seminário Todo Teatro é Político com a participação de Luís Otávio da Cooperativa Paulista de Teatro;
·         Seminário Pensando os Festivais de Teatro com a participação dos organizadores dos principais festivais do estado do Ceará;
·         Encontros e diálogos com as Secult’s (mandato Sr. Auto filho e Sra. Fátima Mesquita);
·         Manutenção e organização dos Fóruns Cearenses de Teatro;
·         Fórum Geral das Linguagens Artísticas (edições I, II, III e IV);
·         I Manifestação em frente a Prefeitura de Fortaleza;
·         Campanha Luizianne, vá ao Teatro!
·          Festival Luizianne Não Foi ao Teatro sendo este no formato de manifestação em frente ao palácio municipal;
·         Propostas de Mudanças no VI e VII Edital de Incentivo às Artes da SECULT/CE;
·         Propostas de Mudanças no Edital das Artes da SECULTFOR edições 2010 e 2011;
·         Implementação do I Edital de Intercâmbio e Formação entre Grupos Teatrais de Fortaleza via Secultfor;
·         Audiência Pública de Apresentação do Movimento Todo Teatro é Político na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará;
·         Participação na Câmara Nacional Setorial de Teatro em Brasília;
·         Participação no Congresso Brasileiro de Teatro em São Paulo;
·         Participação na retomada do Movimento Nacional de Teatro Redemoinho em Brasília;
·         Participação no Movimento Acorda Nordeste na qual Fortaleza foi sede do I Encontro do movimento onde teve a presença do presidente nacional da Funarte Antonio Grassi;
·         Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Fortaleza Pró Lei de Fomento ao Teatro;
·         Articulação da Lei de Fomento ao Teatro para aprovação na Assembléia;
·         Luta pela retomada e realização do Festival de Teatro de Fortaleza 2010 e 2011 via SECULTFOR;
·         Publicação sobre o VII Festival de Teatro de Fortaleza via SECULTFOR;
·         Apresentação de proposta e implementação da Escola Pública de Teatro via SECULTFOR;

Sua dimensão, entretanto, vai além da capital cearense. Trata-se, sobretudo, de uma contundente mobilização da classe teatral do Ceará, em favor de um novo lugar para o teatro em nosso meio, teatro mais atuante, mais visível, transformador de sua paisagem social, implicado, por isso mesmo, em transformações de políticas públicas que lhe digam respeito. Temos como aliados movimentos fortes no interior do estado, como: Mergulho Teatral (Movimento do Vale do Jaguaribe), Guerrilha (Região Cariri) e Art Jucá (Inhamuns).
Defendemos, sem dúvida, a profissionalização do teatro no Ceará, deixando claro, todavia, que por trás desse desejo está aquele maior de que o teatro possa alastrar-se, tornar-se um segmento forte em nossa sociedade, maduro artisticamente, e muito mais acessível do que o é hoje, o que só será possível por meio de condições profissionais para sua realização.
Em tempos, felizmente, de madureza democrática, acreditamos que essa interlocução com setores políticos ligados à cultura possa hoje se dar de modo direto, parceria construída em mão dupla, uma vez que a classe teatral afirma-se, aqui, como um setor da sociedade civil de fato organizado.
Parece-nos claro, afinal, que o artista é igualmente um homem público, lidando com outros níveis de interesse e patrimônio sociais, de ordem simbólica e afetiva, do mesmo modo indispensáveis para o aprimoramento da vida humana. Finalmente é a condição comum e primordial de cidadão que nos convoca a este encontro, certos de que a consecução de mudanças essenciais em nosso panorama cultural é um gesto de profunda cidadania, e que o teatro é um bem social que não pode ser protelado pelo Estado. 
Contudo, solicitamos uma reunião com o Sr. Secretário para apresentar e discorrer sobre propostas de projetos para a SECULT/CE em 2012, pautadas em discussões via fórum, tendo em vista que as atuais políticas públicas não vêm dando conta desse tipo de demanda, sendo dever repensá-las amplamente.

Atenciosamente,

Movimento Todo Teatro é Político.

Fortaleza, 25 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário