quinta-feira, 7 de março de 2013

CARTA REDEMOINHO 13/12/11


CARTA DE BRASÍLIA
Dionísio é a principal referência de divindade associada ao teatro ocidental, um semi-deus gestado em dois diferentes corpos, nascido duas vezes, homem e animal. Um mito associado à ideia de metamorfose, rito, e, sobretudo, gerador de encontros.
É nessa perspectiva de gestar o mesmo de uma nova forma, assegurar na prática cotidiana o espaço para a diversidade e crer nessa diferença como possibilidade de seguir construindo um movimento que consiga, ao menos em parte, ecoar a voz daqueles que se identificam por formas coletivas e continuadas de criação teatral, que nos reunimos em Brasília, acolhidos pelo Teatro do Concreto e a Faculdade Dulcina de Moraes.
O que nos trouxe até aqui foi a constatação da urgente necessidade de restabelecer um espaço de construção do pensamento coletivo e de representação no campo das políticas públicas para o teatro brasileiro. Em dois dias de encontro, nós, 14 grupos teatrais de oito estados (CE, DF, MT, MG, PR, RN, RS e SP), cultivamos novamente um desejo comum: reestruturar o Movimento Redemoinho, em suspensão desde seu último encontro no ano de 2009, em Salvador.
Essa mirada no presente, para o passado e o futuro, restaurou nosso senso de pertencimento. De norte a sul, todos os ventos, com ritmos e velocidades diferentes num mesmo Redemoinho gerador de sinergia e movimento. Mais que uma reunião de pessoas, este é um espaço privilegiado de diálogo, reflexão, compartilhamento e construção de conhecimento alicerçado na compreensão da dimensão pública da cultura e no combate à mercantilização da vida humana e dos seus processos de produção simbólica.
Reafirmamos com isso os princípios ideológicos desse Movimento, expressos em seu manifesto de fundação e, a partir daqui, estabelecemos novas formas de organização sob a perspectiva polifônica e horizontal que rege nossa prática artística.
Ao longo de quatro anos o Redemoinho fez ecoar nacionalmente gritos de luta que compuseram um coro representante da imensa diversidade do teatro de grupo brasileiro. Resgatar a potência desse encontro de vozes, que tenha na articulação política regional o alimento de suas ações coletivas, é o tom desta retomada. Isso significou pensar um pouco mais sobre aquilo que nos une e sobre as necessidades que se inscrevem num difuso e novo contexto social e político.
Definitivamente pertencemos ao teatro de grupo, um modo de produção coletivo que sobrevive na contramão de uma sociedade do individualismo e da competitividade. Nascer de novo é repensar identidades. Rebatizamos o movimento para Redemoinho - Movimento Brasileiro de Teatro de Grupo, explicitando já em seu nome o desejo de retomar seus objetivos de lutas políticas.
Nosso Redemoinho é desejoso dos distintos ventos que formam um país de dimensões continentais. Nos reconhecer como movimento nacional significa alterar rotas, eixos, itinerários e hegemonias. Mais que saber de outras regiões implica ser atravessado por elas e encarar as contradições que desenham nosso fragmentado espelho de país. Para simbolizar essa busca por dialogar com nossos diferentes brasis, o Encontro Nacional do Redemoinho 2012 será realizado em Alta Floresta, Mato Grosso, estado que agrega floresta, cerrado, pantanal, metáfora de diversidades, referencial para novos pontos de vista.
A atuação do Movimento Redemoinho, nesse momento, seguirá lutando pela aprovação do Prêmio de Fomento ao Teatro Brasileiro, vinculado ao projeto de Lei ProCultura - a possível garantia histórica de um novo modelo de financiamento público para a produção teatral também caracterizada por dimensões públicas.
Nesses dois dias de encontro em Brasília, choveu. Talvez, a necessária água que mantêm a vida, que explode de verde aquilo que antes estava seco e árido. Água que rega a esperança numa cidade nascida sob o signo da contradição e da utopia. Utopia que rega a nossa necessidade de fazer arte e regar outro modelo possível de nação.

Reunião Nacional do Redemoinho, Brasília, 13 de dezembro de 2011.

REDEMOINHO – MOVIMENTO BRASILEIRO DE TEATRO DE GRUPO
Associação No Ato Cultural / Movimento Nova Cena – Belo Horizonte – MG;
Cia Daqui – Brasília – DF;
Cia do Miolo – São Paulo – SP;
Cia Stravaganza – Porto Alegre – RS;
Espaço Cênico / Movimento de Teatro de Grupo – Curitiba – PR;
Grupo Bagaceira / Movimento todo teatro é político – Fortaleza – CE
Grupo Celeiro das Antas – Brasília – DF;
Grupo Clowns de Shakespeare – Natal – RN;
Grupo Teatro Invertido / Movimento Nova Cena – Belo Horizonte – MG;
Grupo XIX de Teatro – São Paulo – SP;
IVO 60 – São Paulo – SP;
Teatro do Concreto – Brasília – DF;
Teatro Experimental de Alta Floresta – Alta Floresta – MT;
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz – Porto Alegre – RS.

RELATO DA REUNIÃO NACIONAL DO MOVIMENTO REDEMOINHO, BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2011
Ao constatar a urgente necessidade de restabelecer um espaço de construção do pensamento coletivo e de representação no campo das políticas públicas para o teatro brasileiro, nos dias 12 e 13 de dezembro 14 grupos teatrais de oito estados (CE, DF, MT, MG, PR, RN, RS e SP) reuniram-se em Brasília, acolhidos pelo Teatro do Concreto e a Faculdade Dulcina de Moraes, com o objetivo de reestruturar o Movimento Redemoinho, em suspensão desde seu último encontro no ano de 2009, em Salvador.
A reunião apontou duas frentes principais de discussão: as formas de organização do movimento e a constituição de uma pauta comum de mobilização política.
Quanto às FORMAS DE ORGANIZAÇÃO foram deliberados os seguintes encaminhamentos:
- Retomada da configuração de regionais autônomas em cada cidade, que terão como missão mobilizar, alimentar e qualificar a discussão em torno das questões elencadas pelo Movimento. Para isso, uma das estratégias dos coletivos integrantes de cada regional será a disponibilização e discussão dos documentos já produzidos pelo Movimento como forma de acolher e assegurar aos novos grupos integrantes a compreensão do conhecimento já acumulado no Redemoinho. Ficará a cargo do Redemoinho Regional BH a organização dos principais documentos produzidos e sua disponibilização para as demais regionais via grupo de discussão virtual. Será ainda atribuição de cada Regional acompanhar o pagamento da anuidade dos grupos integrantes de sua cidade, bem como criar formas próprias de financiamento e gestão. A adesão de novos grupos ao Movimento fica, portanto, condicionada à participação em sua regional, sob critérios específicos estabelecidos por ela. Fica a cargo de cada Regional comunicar à Secretaria do Movimento, localizada na cidade-sede do Encontro Nacional, quais são os grupos integrantes e solicitar sua inclusão no grupo de discussão virtual;
- Necessidade de envolver coletivos teatrais de todos os estados da federação para a consolidação da dimensão nacional do Redemoinho. Como ação imediata, após a realização da reunião, os grupos presentes se articularão com coletivos de estados que não estiveram representados, com o intuito de apresentá-los os documentos produzidos e orientá-los quanto à formação de uma representação regional do Movimento naquele estado, condição fundamental para sua participação;
- Com o objetivo de garantir a realização de um encontro anual e também a participação de representantes do Redemoinho em reuniões estratégicas para defender seus interesses, foi estipulada uma contribuição financeira anual que possibilite a contratação de um secretário, vinculado ao grupo que irá sediar o encontro nacional, que terá como principais atribuições a produção do referido evento, bem como atividades necessárias para apoiar a atuação contínua do Movimento. Essa anuidade tem como base o salário mínimo, ficando estipulado o valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) por grupo, sendo o pagamento dividido em duas vezes: nos dias 10 de abril e 10 de junho;
- Para sediar o Encontro Nacional do Movimento Redemoinho 2012, agendado para os dias 13, 14 e 15 de agosto, foi definida a cidade de Alta Floresta, estado do Mato Grosso, ficando a organização do evento a cargo do Teatro Experimental de Alta Floresta. A Regional sede do encontro terá como prioridade garantir hospedagem, alimentação, transporte local e espaço para o evento. Entretanto, também terá como meta a viabilização de passagens aéreas para, pelo menos, um representante de cada estado do país. Desse modo, caberá ao Teatro Experimental de Alta Floresta gerir o recurso arrecadado através das anuidades repassadas pelas Regionais e outros advindos de recursos públicos e possíveis parcerias, bem como a posterior prestação de contas;
- Quanto às principais ações de comunicação do Movimento, a Regional Redemoinho São Paulo ficará responsável, até a realização do próximo encontro nacional, pela administração do grupo de discussão virtual, cadastramento de e-mails e criação de blog;
- Serão realizadas duas reuniões virtuais via Skype com representantes de todas as regionais. A primeira delas acontecerá no dia 13 de fevereiro, às 20h (horário de Brasília), e terá como pauta o debate sobre a participação do Redemoinho no Congresso Brasileiro de Teatro e a eleição do novo Colegiado Setorial de Teatro do CNPC/MinC. A segunda reunião acontecerá no dia 02 de abril no mesmo horário, com pauta a ser definida via grupo de discussão virtual.
Quanto às pautas de MOBILIZAÇÃO POLÍTICA foram tomadas as seguintes decisões:
- Mantém-se como prioridade a defesa do Prêmio de Fomento ao Teatro Brasileiro e sua consequentemente inclusão no projeto de Lei ProCultura. Como primeira estratégia de ação nesse campo, cada participante do Redemoinho buscará apresentar o Prêmio a deputados federais de seus respectivos estados e mobilizá-los para que compreendam e apóiem a aprovação do mesmo;
- Como pautas comuns em âmbito nacional, que irão orientar as subsequentes discussões nas regionais e a preparação para o Encontro Nacional 2012, foram definidos dois temas principais:
• debate sobre o texto de regulamentação do Prêmio de Fomento ao Teatro Brasileiro;
• análise e avaliação dos editais públicos federais em vigor sob seus mais diversos aspectos: critérios de avaliação, metodologia de análise dos projetos, escolha das comissões de julgamento e distribuição nacional dos recursos.
- As pautas acima elencadas alimentarão o debate realizado nas regionais do Movimento. Esses encontros deverão ser periodicamente socializados com todos os integrantes, por meio de breve relato postado no grupo de discussão virtual;
- Outras pautas de mobilização política poderão ser agregadas à pauta do Encontro Nacional, desde que previamente debatidas nas Regionais e apresentadas no grupo virtual.

Reunião Nacional do Redemoinho, Brasília, 13 de dezembro de 2011.

REDEMOINHO – MOVIMENTO BRASILEIRO DE TEATRO DE GRUPO
Associação No Ato Cultural / Movimento Nova Cena – Belo Horizonte – MG;
Cia Daqui – Brasília – DF;
Cia do Miolo – São Paulo – SP;
Cia Stravaganza – Porto Alegre – RS;
Espaço Cênico / Movimento de Teatro de Grupo – Curitiba – PR;
Grupo Bagaceira / Movimento todo teatro é político – Fortaleza – CE
Grupo Celeiro das Antas – Brasília – DF;
Grupo Clowns de Shakespeare – Natal – RN;
Grupo Teatro Invertido / Movimento Nova Cena – Belo Horizonte – MG;
Grupo XIX de Teatro – São Paulo – SP;
IVO 60 – São Paulo – SP;
Teatro do Concreto – Brasília – DF;
Teatro Experimental de Alta Floresta – Alta Floresta – MT;
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz – Porto Alegre – RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário