sábado, 18 de julho de 2009

DE ONDE SURGIU O MOVIMENTO....




O CONTE - Conexão Nordeste de Teatro - Iniciado na Mostra SESC Cariri de Teatro no ano de 2004 reuniu grupos do Nordeste no intuito de promover uma circulação de espetáculos pela região, com mais de 150 grupos no movimento.

O Movimento de Implantação da Cooperativa Cearense de Teatro - Surgiu no final de 2008 e reuniu inicialmente 12 grupos, promovendo uma série de discussões sobre Cooperativa junto a OCB - Organização das Cooperativas do Brasil e as entidades representativas do teatro cearense.

Movimento Todo Teatro é Político - Surgiu com um ato público no dia mundial do teatro (27 de março de 2009) na Praça do Ferreira em Fortaleza onde foi lançado O Manifesto Todo Teatro é Político e uma instalação em protesto ao descaso dos nossos governantes para com o teatro cearense. Desencadeando com a realização do I Seminário Todo Teatro é Político, conseqüentemente audiências com as Secretárias de Cultura do Estado – SECULT/CE e a de Fortaleza – SECULTFOR.

O Movimento Todo Teatro é Político – Pro Cooperativa Cearense de Teatro - Foi o momento de maior adesão da categoria e de entidades representativas como o SATED/CE (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do estado do Ceará), APETECE (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do estado do Ceará), MTR (Movimento de Teatro de Rua do Ceará) e ABTB/CE (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos núcleo Ceará), realizando o II Seminário Todo Teatro é Político – Pensando os Festivais e Mostras de Teatro, culminando numa audiência publica na ALCE (Assembléia Legislativa do estado do Ceará).

O Movimento Todo Teatro é Político / Pro Cooperativa Cearense de Teatro / Pela Lei de Fomento ao Teatro Cearense - Surgiu durante a audiência publica na ALCE, onde aconteceu um debate a cerca da criação de uma lei que fomente o teatro cearense.



Acompanhe tudo o que saiu na imprensa sobre o movimento:




Jornal Diário do Nordeste (26.03.09) http://portal. rpc.com.br/ gazetadopovo/ cadernog/ conteudo. phtml?tl= 1&id=870900&tit=Sobre-a- solidao




Jornal Diário do Nordeste (10.07.09) http://diariodonordeste.globo. com/materia. asp?codigo= 653091
Cooperativa Paulista de Teatro
http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=764

Nenhum comentário:

Postar um comentário