sexta-feira, 17 de julho de 2009

Carta por ocasião do Seminário Todo Teatro é Político – Pensando os Festivais e Mostras de Teatro

Caros Colegas de Teatro e Gestores Culturais,


Reflitamos juntos:
Em tempos presentes, a quê e a quem serve e se destina um Festival ou Mostra de Teatro?

É fato notório que em época de realidades virtuais, das comunicações globais, da massiva mercantilização dos produtos culturais, os humanos anônimos necessitam de fisicalidade novamente, recuperar a tribo, o encontro... o teatro! Drama primitivo que estava presente na gênese teatral e na realização dos primeiros festivais de teatro que temos notícia: as Grandes Dionisíacas ou Dionisíacas Urbanas, na Grécia Antiga.

Naquele período, a população se encontrava para ver teatro; espetáculos a céu aberto, dias ininterruptos de atividade e comunhão geral em torno de nossa arte. Os conceitos de democracia e de teatro surgem como contemporâneos não por acaso. E hoje o que experimentamos? Como importante passo, nos é necessário em nome de um pungente encontro real e comunitário, rever as funções dos festivais e mostras que atualmente nos são apresentados.

Nessa perspectiva, observamos que a função de um festival deve estar totalmente atrelada ao seu pensamento, aos seus critérios e tema. Por quê e para quê existe? Para tornar-se vitrine do quê? Qual sua razão de existência? Enquanto comunidade e classe teatral temos sede por festivais realizados como política continuada, focada e persistente em seus ideais, e não evento produzido a partir de qualquer toque de caixa. Outro fator importante a ser observado são as formas através das quais esta justificativa deságua na prática:

- Forma de acesso e participação da sociedade e artistas;
- A relação cultural e sócio-econômica do festival ou mostra com a comunidade;
- Impacto e cadeia produtiva que promove em sua região de abrangência;
- Quantidade na programação versus qualidade;
- Eqüidade nos cachês;
- Atividades de formação para artistas e comunidade;
- Formação de platéia crítica, e não quantitativa.

O que advogamos é o estabelecimento de pensamentos e critérios transparentes na consecução de Mostra e Festivais, visto que a grande parte destes sustentam-se por meio de verbas públicas. Vislumbramos ainda a seleção pública, por meio de análise de projetos e formação de comissões seletivas compostas por membros de reconhecido e notório conhecimento na linguagem teatral, como o meio de escolha mais democrático e coerente, ao dar acessibilidade ampla e geral à comunidade artística.

O que desejamos com esta carta e com este encontro é ampliar o espaço dialógico entre os realizadores e gestores de Festivais e Mostras de Teatro no Ceará e a classe teatral, entendendo o enorme ganho que adquirimos com a união de forças, e compreendendo sempre que temos sonhos em comum quando almejamos dias e práticas melhores para a cultura de nosso Estado.
Fortaleza, 04 de julho de 2009.

Movimento Todo Teatro é Político
Pró-Cooperativa Cearense de Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário