terça-feira, 28 de julho de 2009

CADERNO 3 - DIÁRIO DO NORDESTE (10.07.2009)

ARTES CÊNICAS
Teatro em discussão

"Audiência pública discutiu a criação de políticas direcionadas às Artes Cênicas cearenses."
Com o intuito de discutir políticas públicas para as artes cênicas do Estado foi realizada, na última quarta-feira (8 de julho), no Complexo das Comissões da Assembléia Legislativa, uma audiência pública, presidida pelo deputado estadual Artur Bruno.O encontro contou com a participação de representantes do Movimento Todo Teatro é Político, de implementação da Cooperativa Cearense de Teatro; da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), do Conselho Estadual de Cultura do Ceará (CEC) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (Sated-CE).
Discussão
De acordo com o ator do grupo teatral 3X4, Gyl Giffony, o encontro foi bastante produtivo e os artistas puderam refletir criticamente junto ao poder público algumas questões pertinentes à área, como a criação de uma lei de fomento para as artes cênicas cearense.“Estamos buscando um diálogo com as secretarias de cultura do Estado e do Município. Na nossa rotina de trabalho enfretamos muitas dificuldades que precisam serem comunicadas para esses órgãos”,diz.Segundo Giffony, não existe, por exemplo, nenhuma política forte para as artes cênicas na Secretária de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o que se têm são projetos ineficazes e fragéis para fomentar a arte teatral no Ceará. “Há dois anos que não é realizado o Festival de Teatro de Fortaleza, um evento importante, estabelecido por lei. Já disseram, inclusive, que neste ano, ele também não será realizado devido a falta de recursos financeiros da Prefeitura”, comenta Gyl.Outro ponto ressaltado pelo ator é a falta de pagamento da primeira parcela do Edital de Incentivo às Artes -2007, da Secultfor, em que foi selecionado na categoria de Montagem. “Isso é um descaso com o teatro. Queremos mudar esse quadro e buscar apoio nos comunicarmos melhor com a cidade”.A diretora teatral do Grupo Expressões Humanas, Herê Aquino, destacou que o principal motivo da audiência é a criação da lei de fomento para as artes cênicas: “A partir dela, poderemos melhorar outras questões como a formação e a utilização dos espaços públicos”, explica.
Festival de teatro
Finaliza hoje as inscrições para a programação paralela do 16° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que ocorrerá entre os dias 4 e 12 de setembro. O evento também tem como palco de suas ações as cidades vizinhas à Guaramiranga, no Maciço de Baturité.Podem participar do festival, grupos cearenses de teatro de atores e grupos com bonecos e espetáculos voltados para os públicos adulto e infantil.A programação paralela abrange a Mostra Ceará (palco italiano ou rua),a Mostra Infantil, a Mostra no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite. Os inscritos podem indicar a área que desejam participar e a organização poderá propor modificações conforme a estrutura do Festival Nordestino de Teatro.Para estas mostras serão selecionados 20 espetáculos. O FNT dará transporte, alimentação e hospedagem durante o período de participação do grupo e os cachês serão negociados com cada companhia. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.agua.art.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário