quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Em razão da matéria "Polêmica no Edital das Artes"...

Em razão da matéria “Polêmica no Edital das Artes" (http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/911462.html) na qual o Movimento Todo Teatro Político é mencionado, gostaríamos de solicitar espaço de esclarecimento sobre uma questão que é, sem dúvida, de grande importância pública. Trata-se do aumento de mais de 400% dos recursos destinados às artes cênicas cearenses no Edital das Artes 2009 da SECULT-CE, abordado, pelo jornal, sob o viés da disparidade de verbas face às demais linguagens artísticas.

É fundamental desfazer qualquer “polêmica” a respeito de uma hipotética concorrência entre essas linguagens. O foco definitivamente é outro.O montante de R$1,04 milhão destinados às artes cênicas no presente edital não se deu às custas de cortes orçamentários das outras categorias, quando comparadas com os editais anteriores. Se com as artes cênicas, entretanto, o salto quantitativo foi maior, isso se explica por um sentimento organizado da classe teatral, que, em bloco, não mais admitia os magros recursos públicos destinados à atividade teatral, assim como o modo como estes eram empregados.

Num processo em que se sucederam audiências públicas, seminários, fóruns, entrevistas, reportagens, atos públicos, manifestos, ações de todo tipo enfim, logrou-se apresentar uma proposta de Edital, feita por artistas, para a linguagem cênica à SECULT-CE. O que estava em pauta, portanto, não se resumia a valores, mas a conteúdo, um modo de construir teatro, visto na sua dimensão profissional e cidadã. Uma dimensão até então não aplicada ao teatro cearense.

A categoria Artes Cênicas deste novo Edital é fruto do diálogo maduro entre uma classe teatral mobilizada e um poder público encorajado pelo vigor de propostas reivindicatórias. Acima de qualquer polêmica, trata-se de um fato a ser festejado, uma conquista histórica do teatro cearense, agora em pé de igualdade com os investimentos públicos das maiores capitais culturais do país. Uma conquista, por conseguinte, extensiva a toda comunidade cultural do Estado, uma vez que aponta as possibilidades de uma classe artística mobilizada, seja qual for seu segmento.

Entendemos viver um processo de profundas transformações do lugar da cultura em nossa sociedade, fruto, antes de tudo, de uma consciência mais clara do papel do artista e de sua arte. E é por esse motivo que acreditamos que será natural que todas as linguagens artísticas do Ceará hão de mobilizar-se, cada vez mais, para alcançar a justa envergadura que lhes compete. Já não mais, nenhum de nós, sob a lógica tacanha de disputar migalhas na lama. Mas sim de olhar cada vez mais alto e conquistar seu lugar de direito. Estamos todos na mesma barca do desejo. E quem ganhará com essa luta é todo o Ceará, renovado por uma cultura finalmente fortalecida.


Movimento Todo Teatro É Político



Fortaleza, 23 de setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário