segunda-feira, 23 de maio de 2011

NOVA FASE DO MOVIMENTO

Caros companheiros...

RETROSPECTIVA REUNIÃO DIA 04 DE MAIO

Partindo da necessidade de reestruturação das diretrizes, o MOVIMENTO TODO TEATRO É POLÍTICO realizou no dia 04 de maio uma avaliação de sua história e ações. E alguns pontos foram levantados a partir das perguntas:

O que nós somos? Qual o nosso foco de luta política? Que pensamento político temos?

- A base de nossa luta se dá através da PARTICIPAÇÃO DE ARTISTAS E DE GRUPOS que tem como princípio o trabalho artístico continuado e de diálogo aberto com a cidade;

- Nosso foco de luta é a garantia de políticas públicas que promovam ações de ampliação do fazer teatral; nesse primeiro momento, A LEI DE FOMENTO DA CIDADE DE FORTALEZA E A IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, mesmo compreendendo a necessidade do fortalecimento do teatro em todo o Estado, temos sim ainda dificuldade de nos articularmos, concretamente, com companheiros de outras cidades, principalmente pela extensão geográfica e pela falta de recursos para vencê-las, o que não quer dizer que estaremos distantes das lutas que acreditamos respaldarem o crescimento teatral, encampadas pelos companheiros de nosso estado, pois temos como grandes aliados companheiros em várias outras cidades do Ceará;

- Vemos como um ponto de reestruturação a escolha de nos assumirmos como MOVIMENTO E NÃO MAIS COM O OBJETIVO DE NOS TORNARMOS COOPERATIVA. Assumimos as dificuldades e limitações que temos neste momento para avançar nesta conquista, mas reafirmamos nosso ideal em contribuir com a promoção de ideias e ações que gerem um bem coletivo; Trazendo um novo olhar sobre nós, nos compreendendo agora como ARTICULADORES, artistas, grupos e entidades que buscam contribuir efetivamente com o movimento e afirmando nossas ações decididas coletivamente.

REUNIÃO DO DIA 16 DE MAIO

Diante de todas estas questões ocorreu ontem, dia 16 de maio uma reunião fundadora deste novo momento do MOVIMENTO TODO TEATRO É POLÍTICO. E novas decisões foram tomadas com os companheiros presentes:

- Mais uma vez reforçamos a idéia de ARTICULADORES e não representantes, por isso, as votações que ocorrerem nas reuniões do Movimento, cada um representará a si mesmo, acreditamos sim no Movimento Presencial com pessoas que acreditam nessa luta e se interessam pelas políticas públicas, de cumprir nosso dever de cidadão;

- O Movimento acredita no diálogo com as atuais entidades representativas que temos (SATED, APTECE, FESTA, ABTB E MTR), porém as bandeiras levantadas e as lutas serão por vezes divergentes e ora iguais, pois como luta maior e pelo pouco tempo que temos de nos dedicar ao Movimento e sua demanda, a luta encampada será sim a da LEI DE FOMENTO E A IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, devendo somar forças as entidades supracitadas em decisões de ações imediatas como editais, festivais, secretarias, etc. acreditamos sim que a Lei de Fomento e o Fundo Municipal de Cultura é a base para tais mudanças.

- Como o Movimento é feito de pessoas, cada pessoa deverá sim está em algo ou fazer algo, divisões de tarefas que são e serão muitas, desde organização de materiais, divulgação, articulação, convocação, registros, etc..., a partir de um PLANEJAMENTO.

- Partindo do pressuposto da não apropriação de certos assuntos jurídicos foi proposto um Seminário de apresentação e discussão sobre a LEI DE FOMENTO AO TEATRO DE FORTALEZA e FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, e contaremos com apoio de órgãos públicos para a realização do mesmo.

- Sabendo do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA e seu atual representante de teatro, Hemetério Segundo, foi discutido a falta de diálogo e a não divulgação amplamente das reuniões, devendo sim o mesmo ser consultado e convidado para a próxima reunião para esclarecimentos, pois o Conselho é DELIBERATIVO e deve ser levado as demandas da classe teatral de Fortaleza.

- Sobre o CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA não temos representantes de teatro, apenas da dança tanto o titular como suplente, que representam as ARTES CÊNICAS, diferente do município, o conselho é apenas CONSULTIVO. A luta por uma cadeira de teatro nesse conselho deverá sim ser encampada em breve, pois a SECULT/CE encontra-se num momento instável e de muitas dúvidas.

- Em que pé está a LEI DE FOMENTO AO TEATRO DE FORTALEZA??? A Lei já está a ponto para ser votada na Câmara, e devemos agregar apoio de deputados e vereadores, e já podemos contar com alguns nomes.

- Uma das pautas levantadas foi o FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA, que foi discutido, e partindo de um consenso geral da INSATISFAÇÃO ao último Festival, que teve um formato repensado pelo Movimento e que não foi executado na sua totalidade, com pendências GRAVÍSSIMAS, a SECULTFOR propôs um diálogo para mudanças na realização na edição deste ano. Para tanto, o Festival não integra a atual luta encampada pelo Movimento, e partindo do diálogo com as entidades, propomos que levem ao Fórum a discussão sobre o Festival, com apoio do Movimento.

- O Movimento leva como proposta ao Fórum a discussão da LEI DE FOMENTO AO TEATRO DE FORTALEZA durante a realização de um SEMINÁRIO aberto a classe artística em geral, contando com a participação de movimentos de outras cidades do nosso estado para que possamos afinar o discurso e poder lutar num futuro breve por uma Lei Estadual, pois só com a lei garantiremos as políticas públicas permanentes e não os vícios de editais que podem ser extintos a qualquer momento, a qualquer governo.

OBJETIVANDO

- PRÓXIMA REUNIÃO DO MOVIMENTO: DIA 25/05 (QUARTA-FEIRA) ÀS 19h NA ALDEIA EXPRESSÕES HUMANAS (Rua Barão de Aratanha, 605 - Centro - Próximo a Av. Domingos Olímpio.)

- FÓRUM DE TEATRO: DIA 30/05 (SEGUNDA-FEIRA) COM LOCAL E HORÁRIO A SER DEFINIDO EM BREVE. AGUARDEM DIVULGAÇÃO!

IMPORTANTE

O Movimento Todo Teatro é Político se despede do atual grupo de discussão coopceteatro@yahoogrupos.com.br e cria um novo grupomteatropolitico@gmail.com na qual a participação ocorrerá a partir da presença nas reuniões. O Movimento manterá as redes sociais e os seguintes contatos:

- blog http://www.movimentocoopce.blogspot.com/

- orkut (perfil) Movimento Todo Teatro é Político

- twitter @coopceteatro

- novo email: mteatropolitico@gmail.com

Evoé!

Movimento Todo Teatro é Político.

Teatro_Político CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário