RETROSPECTIVA REUNIÃO DIA 04 DE MAIO
Partindo da necessidade de reestruturação das diretrizes, o MOVIMENTO TODO TEATRO É POLÍTICO realizou no dia 04 de maio uma avaliação de sua história e ações. E alguns pontos foram levantados a partir das perguntas:
O que nós somos? Qual o nosso foco de luta política? Que pensamento político temos?
- A base de nossa luta se dá através da PARTICIPAÇÃO DE ARTISTAS E DE GRUPOS que tem como princípio o trabalho artístico continuado e de diálogo aberto com a cidade;
- Nosso foco de luta é a garantia de políticas públicas que promovam ações de ampliação do fazer teatral; nesse primeiro momento, A LEI DE FOMENTO DA CIDADE DE FORTALEZA E A IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, mesmo compreendendo a necessidade do fortalecimento do teatro em todo o Estado, temos sim ainda dificuldade de nos articularmos, concretamente, com companheiros de outras cidades, principalmente pela extensão geográfica e pela falta de recursos para vencê-las, o que não quer dizer que estaremos distantes das lutas que acreditamos respaldarem o crescimento teatral, encampadas pelos companheiros de nosso estado, pois temos como grandes aliados companheiros em várias outras cidades do Ceará;
REUNIÃO DO DIA 16 DE MAIO
Diante de todas estas questões ocorreu ontem, dia 16 de maio uma reunião fundadora deste novo momento do MOVIMENTO TODO TEATRO É POLÍTICO. E novas decisões foram tomadas com os companheiros presentes:
- Mais uma vez reforçamos a idéia de ARTICULADORES e não representantes, por isso, as votações que ocorrerem nas reuniões do Movimento, cada um representará a si mesmo, acreditamos sim no Movimento Presencial com pessoas que acreditam nessa luta e se interessam pelas políticas públicas, de cumprir nosso dever de cidadão;
- O Movimento acredita no diálogo com as atuais entidades representativas que temos (SATED, APTECE, FESTA, ABTB E MTR), porém as bandeiras levantadas e as lutas serão por vezes divergentes e ora iguais, pois como luta maior e pelo pouco tempo que temos de nos dedicar ao Movimento e sua demanda, a luta encampada será sim a da LEI DE FOMENTO E A IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, devendo somar forças as entidades supracitadas em decisões de ações imediatas como editais, festivais, secretarias, etc. acreditamos sim que a Lei de Fomento e o Fundo Municipal de Cultura é a base para tais mudanças.
- Como o Movimento é feito de pessoas, cada pessoa deverá sim está em algo ou fazer algo, divisões de tarefas que são e serão muitas, desde organização de materiais, divulgação, articulação, convocação, registros, etc..., a partir de um PLANEJAMENTO.
- Partindo do pressuposto da não apropriação de certos assuntos jurídicos foi proposto um Seminário de apresentação e discussão sobre a LEI DE FOMENTO AO TEATRO DE FORTALEZA e FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, e contaremos com apoio de órgãos públicos para a realização do mesmo.
- Sabendo do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA e seu atual representante de teatro, Hemetério Segundo, foi discutido a falta de diálogo e a não divulgação amplamente das reuniões, devendo sim o mesmo ser consultado e convidado para a próxima reunião para esclarecimentos, pois o Conselho é DELIBERATIVO e deve ser levado as demandas da classe teatral de Fortaleza.
- Sobre o CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA não temos representantes de teatro, apenas da dança tanto o titular como suplente, que representam as ARTES CÊNICAS, diferente do município, o conselho é apenas CONSULTIVO. A luta por uma cadeira de teatro nesse conselho deverá sim ser encampada em breve, pois a SECULT/CE encontra-se num momento instável e de muitas dúvidas.
- Em que pé está a LEI DE FOMENTO AO TEATRO DE FORTALEZA??? A Lei já está a ponto para ser votada na Câmara, e devemos agregar apoio de deputados e vereadores, e já podemos contar com alguns nomes.
- Uma das pautas levantadas foi o FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA, que foi discutido, e partindo de um consenso geral da INSATISFAÇÃO ao último Festival, que teve um formato repensado pelo Movimento e que não foi executado na sua totalidade, com pendências GRAVÍSSIMAS, a SECULTFOR propôs um diálogo para mudanças na realização na edição deste ano. Para tanto, o Festival não integra a atual luta encampada pelo Movimento, e partindo do diálogo com as entidades, propomos que levem ao Fórum a discussão sobre o Festival, com apoio do Movimento.
- O Movimento leva como proposta ao Fórum a discussão da LEI DE FOMENTO AO TEATRO DE FORTALEZA durante a realização de um SEMINÁRIO aberto a classe artística em geral, contando com a participação de movimentos de outras cidades do nosso estado para que possamos afinar o discurso e poder lutar num futuro breve por uma Lei Estadual, pois só com a lei garantiremos as políticas públicas permanentes e não os vícios de editais que podem ser extintos a qualquer momento, a qualquer governo.
OBJETIVANDO
- PRÓXIMA REUNIÃO DO MOVIMENTO: DIA 25/05 (QUARTA-FEIRA) ÀS 19h NA ALDEIA EXPRESSÕES HUMANAS (Rua Barão de Aratanha, 605 - Centro - Próximo a Av. Domingos Olímpio.)
- FÓRUM DE TEATRO: DIA 30/05 (SEGUNDA-FEIRA) COM LOCAL E HORÁRIO A SER DEFINIDO EM BREVE. AGUARDEM DIVULGAÇÃO!
IMPORTANTE
O Movimento Todo Teatro é Político se despede do atual grupo de discussão coopceteatro@yahoogrupos.com.br e cria um novo grupomteatropolitico@gmail.com na qual a participação ocorrerá a partir da presença nas reuniões. O Movimento manterá as redes sociais e os seguintes contatos:
- blog http://www.movimentocoopce.blogspot.com/
- orkut (perfil) Movimento Todo Teatro é Político
- twitter @coopceteatro
- novo email: mteatropolitico@gmail.com
Evoé!
Movimento Todo Teatro é Político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário